Presidente Braulio França

Presidente Braulio França
Federação Paulista de Culturismo, Fitness e Bodyfitness

quinta-feira, 10 de março de 2016

Você já assistiu Pumping Iron?


Perguntar isso parece algo bem manjado no mundo do fisiculturismo, seja por parte de praticantes ou de seus entusiastas. Porém, muitos principalmente dos nascidos depois dos anos 80 apenas ouviram falar nesse nome por inúmeras razões, na grande maioria das vezes relacionadas à estrela principal e um dos idealizadores deste filme, o grande Arnold Schwarzenegger.

Pumping Iron, que no Brasil recebeu o nome de “O Homem dos Músculos de Aço” (O Brasil e seus títulos e traduções de gosto duvidoso) é um documentário baseado no livro de mesmo nome filmado em 1977 e que tem como tema central as disputas dos campeonatos do Mr. Olympia (Profissional) e do Mr. Universo (Amador) do ano de 1975, com o foco principal voltado para Arnold Schwarzenegger e seus maiores concorrentes, seu melhor amigo, Franco Columbu e o seu maior rival em sua categoria de peso na época, Lou Ferrigno, que mais tarde se consagraria se tornando o primeiro Hulk no cinema.

No documentário, também é retratada a “Era de Ouro” do Fisiculturismo, onde o esporte em sua categoria principal possuía padrões mais estéticos e simétricos, com menos volume muscular e uma cintura mais fina. Por essa razão em homenagem aos atletas desta época, nos dias de hoje, na IFBB conhecemos este padrão como a categoria chamada “Fisiculturismo Clássico”.

Na época em que foi filmado e até os tempos de hoje, Pumping Iron, foi um grande marco para o mundo do fisiculturismo, onde pela primeira vez eram mostrados um pouco dos bastidores das preparações dos principais atletas daquela geração, nomes como: Mike Mentzer, Robby Robinson, Mike Katz, Albert Beckles, Ken Waller, Frank Zane, Paul Grant, Ed Corney, Serge Nubret e Danny Padilla.

Depois de quase 40 anos de sua produção, Pumping Iron, ainda é celebrado e passado de geração para geração como um dos maiores representantes da “old school” do fisiculturismo. Uma época onde as informações eram bastante escassas, muitas vezes encontradas em livros e revistas estrangeiras não traduzidas, muito empirismo e o esporte não possui tanto marketing como nos tempos de hoje.

E você já assistiu Pumping Iron? Não? Então não perca mais tempo, assista um pouco das lendas do culturismo em ação e também a grande evolução que o fisiculturismo daquela época para os tempos de hoje.

Texto e arte: Rubens do Carmo



Nenhum comentário:

Postar um comentário